Nas ultimas semanas, todos
nós, vivenciamos (principalmente nas redes sociais), em virtude do natal e
mudança de ano, dias de harmonia, de paz, de amor, trocas de carinho e de
mensagens, até mesmo trocas de abraços e sorrisos, como que de fato estamos
entendendo que cristo nasceu para pregar a paz e que somos todos irmãos; “não
foi atoa que ouvir um amigo dizer que seria bom se o natal fosse todos os dias
e o ano virasse todas as noite”.
Antes de continuar
escrevendo sobre o tema, quero deixar registrado que não sou contra a troca de
presentes, de mensagens, de carinhos e etc nesta data do ano, apesar de achar
exagerado o incentivo ao consumismo industrial e comercial, também sou vitima
do mesmo sistema e fiz uso das mesmas praticas, troquei presentes, visitei amigos, toquei mensagens
de watsapp, sms, facebook entre outros artifícios e redes sociais.
Mas, voltando ao título da
postagem, não poderia deixar passar essa data, sem também registrar aqui
algumas práticas exageradas, e diga-se de passagem, pouca significativa. Além
do exagero e incentivo intensificado das indústrias e comércios, ao consumismo
e troca de presentes, visando uma maior movimentação financeira nestas datas, considerando
que o presente ano, é um ano eleitoral, onde a população brasileira irá eleger
e/ou reeleger prefeitos e vereadores por todo o Brasil, percebeu-se também um
exagero, de forma até apelativa, por vários pré-candidatos, que não mediram
esforços para postarem fotos e/ou mensagem e todos os meios de comunicação e
redes sociais, com o único objetivo de serem vistos e lembrados pelo povo.
Impedidos pela
jurisprudência e a legislação eleitoral de usarem marca de campanha nas
mensagens e fotografias de felicitações de natal e de ano novo, os políticos e pré-candidatos
não tem medido esforços para utilizarem de mecanismo e mensagens que apresentem
ao público uma conotação de mera
promoção pessoal, ausentando assim a intensão do pedido de voto e propaganda politica antecipada.
No entanto,
esses mecanismos de marketing tem sido suficiente para fugir da “rigidez” da legislação
eleitoral, mas na visão da população, essa prática é sim intencionalmente
eleitoreira, pois as mensagens de natal e de ano novo produzidas pelos políticos,
perdem o significado de felicitações aos amigos e vira meramente uma forma dos
mesmo serem vistos e lembrados pela população, já que muitos por falta de
atuação e de serviços prestados, a população até esquecem que existem, dai
surgem nestas datas para tentar quebrar o velho ditado que diz: politico só
aparecem em época de eleição.
Toda via
esses mecanismos, poderão não está mais surtindo efeito, ou aumentando prestígios
aos políticos e pré-candidatos, uma vez que o eleitor do século 21 perdeu a credibilidade
com a classe politica e muitos dos textos de felicitações produzidas pelos políticos
e/ou pré-candidatos são movidas as lixeiras antes mesmo de serem lidas ou reproduzidas,
reproduzindo a frase de um amigo digo que: “mensagens de felicitação de natal e
ano novo é para serem trocadas entre amigos e pessoas que desejamos o bem, isso
não torna a pessoa egoísta e nem restringe o desejo de sucesso para todos”.
Por: Dantas Valmir
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